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Como Descobrir Meu Público Alvo ou Buyer Persona?

Para determinar este perfil, realiza-se uma série de pesquisas envolvendo diversos fatores para determinar quais as características desse público.

O importante é que quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido, maior a chance da sua empresa manter um bom relacionamento com o cliente.



A importância de escolher corretamente seu público-alvo

Hoje, sabemos que o perfil do consumidor é cada vez mais específico, com muito mais nichos e necessidades especiais em cada um deles. Quer um exemplo? Vamos vender um carro? Imagine dois homens, com cerca de 50 anos, ambos nascidos na mesma cidade, que cresceram ouvindo Rock ‘n’ Roll dos anos 80 e possuem um bom cargo como executivos de uma grande empresa. Podemos dizer que certamente possuem o mesmo perfil, portanto, comprariam o mesmo veículo, certo? Mas e se eu te dissesse que um deles é casado, com 2 filhos pequenos e o outro é solteiro, bom apreciador da vida noturna e não tem filhos? A coisa certamente mudaria de figura. O primeiro provavelmente seria do grupo que desejaria um carro maior, com kit multimídia e DVD para distrair as crianças e porta-malas grande. O segundo pode preferir um modelo esportivo, com motor potente e um alto-falante bacana.


Podemos perceber que, além de ter perfis diferentes, as motivações de cada um para adquirir o carro diferem muito.

O Que é e como Definir a Persona do meu negócio?

Persona, ou buyer persona, é um perfil semificcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. As personas permitem estratégias de Marketing mais acuradas. O conceito se popularizou com o Inbound Marketing.

Portanto, uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

Imagine toda a sua estratégia voltada para o seu cliente ideal? Esforços feitos com muito mais direcionamento, pois você sabe que está falando com quem realmente precisa da sua solução.

As aplicações de uma persona são inúmeras, mas para quem trabalha com marketing de conteúdo, apenas uma interessa: buyer persona bem definida significa que sua estratégia tem o potencial de se tornar muito mais efetiva.

Afinal, uma boa persona descreve com detalhes o seu comprador ideal, ou seja, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço e é com ela que queremos conversar.

Separamos um modelo para que você possa aplicar e, num primeiro momento montar quem é seu publico alvo e seu buyer persona.


Fonte: Hotmart

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